sexta-feira, 3 de setembro de 2010

CCO/ Sindicato cobra descumprimento da Empresa e tomará providências

Chegaram ao Sinttel-SC relatos de companheiros de base da CCO – que presta serviços a GVT no Estado, sobre desrespeitos à legislação vigente. A Empresa, segundo estes relatos, está deixando de cumprir seus compromissos conforme o previsto em Lei. A reclamação mais recente trata do 13º Salário, calculado pela média das remunerações recebidas nos últimos 12 meses. A Empresa teria pago a segunda parcela baseada no salário nominal de cada empregado, deixando do fora as demais remunerações. Vale lembrar que no ano retrasado o 13º só foi pago um dia antes do recesso bancário, às vésperas do Natal, n um descumprimento total da Lei, que é até o dia 20. Já no ano passado alguns companheiros foram demitidos até outubro de 2010 e não tiveram suas rescisões contratuais devidamente homologadas, sendo-lhes negado o direito de retirar o FGTS, uma vez que a CCO estava inadimplente com o recolhimento do direito. Os trabalhadores também ficaram impedidos de acessar o seguro desemprego, direito consagrado na Constituição Federal. Esta barbaridade deve ser objeto de uma ação trabalhista e até de queixa-crime a serem encaminhadas pelos prejudicados.
Também chegaram denúncias ao Sindicato que os cartões de funcionamento na Zona Azul não estão sendo fornecidos, o que inviabiliza a realização dos serviços nos centros urbanos em boa parte do Estado.
Todos estes assuntos foram tratados em reunião ocorrida neste último dia 14 de setembro, em Curitiba/PR, com os representantes do RH da Empresa. Na oportunidade, os diretores do Sinttel-SC exigiram uma imediata providência para que se resolvam todas as demandas levantadas em no máximo dez dias.
As denúncias e ações a serem propostas deverão ser encaminhadas individualmente, na medida em que não são temas de caráter coletivo, exceto a do 13º Salário. Entretanto, se não houver uma iniciativa rápida da Empresa, o Sindicato tomará as providências cabíveis junto à Superintendência Regional do Trabalho em Santa Catarina.