quarta-feira, 7 de março de 2012

EDITORIAL/ A PALAVRA DO PRESIDENTE/ Dia Internacional da Mulher e do mais importante desafio cidadão!

O Dia Internacional da Mulher, comemorado no mundo todo neste Dia 8 de Março, para nós do Brasil quer dizer mais do que isso. Se o 8 de Março lembra as operárias heroínas de Chicago/EUA, que em 1857, entregaram a vida para lutar por mais respeito nas condições de trabalho, nós, por aqui, vivemos um momento especial da conjuntura, onde a mulher avança posições importantes e consolida a idéia de que homens e mulheres precisam estar lado a lado, seja onde for.

Dias atrás, ainda, lembramos uma outra data relevante em relação à mulher. Completamos os 80 anos de conquista do voto feminino. De lá pra cá construímos um bom caminho. Basta dizer que hoje temos uma presidenta da República, diversas ministras e outras tantas, em outros cargos de liderança e de decisão, nos Três Poderes do País.

Mas, se isso é motivo de registros, lembranças, comemorações e homenagens, também sabemos que as lutas das mulheres precisam seguir e ganhar força por todos os recantos do dia-a-dia da nossa sociedade.

Em nosso caso específico, que tratamos dos interesses e da organização da Classe Trabalhadora, este é um assunto correlato, que aponta muitos desafios, entre eles as condições de trabalho da mulher, tanto em termos salariais, como – principalmente – dos direitos e benefícios que ainda precisam ser reafirmados e conquistados a ponto de levarem em conta todas as jornadas de trabalho desempenhadas, incluindo as extras, na condição de esposa e mãe.

Oferecer a devida indenização a esta condição feminina é abrir a discussão e o debate sobre as culturas que até aqui trouxemos, impondo à mulher uma sobrecarga de funções, profissionais e familiares, só para citar duas.

Entre todos os desafios que temos, de elevar nossas relações e tratar qualquer ser humano com iguais condições, respeitando cor, crédulo religioso e político, necessidades especiais, a questão da mulher, com certeza, é a primeiro passo para chegarmos a bom termo a todos os demais.

No Sinttel-SC, já perseguimos há bastante tempo este tema. Desenvolvemos especial atenção às companheiras da Categoria. Um exemplo disso tem sido a formação de nossas diretorias, com presença feminina constante. Nesta última eleição não foi diferente. Elegemos para esta gestão seis mulheres diretoras do Sindicato, três delas na direção executiva, todas atuando lado a lado aos demais dirigentes sindicais.

Que neste Dia 8 de Março - Dia Internacional da Mulher tenhamos esta visão e, além disso, consigamos empreender esforços objetivos para evoluir nosso grau de cidadania e fraternidade universal.

Salve o Dia 8 de Março! Salve o Dia Internacional da Mulher!

SERGIO DOMINGUES DA SILVA
Presidente do Sinttel-SC