terça-feira, 24 de janeiro de 2012

ARM TELECOM/ ALTERAÇÃO NO PLANO DE SAÚDE/ Na primeira reunião Sindicato mostrou discordância total aos encaminhamentos!

Ontem, dia 23, tivemos um desdobramento do assunto que envolve as mudanças no Plano de Saúde oferecido pela ARM Telecom aos seus empregados. Infelizmente, o encaminhamento dado não foi dos melhores por parte da Empresa.
Estiveram na reunião feita na sede do Sinttel-SC a senhora Gisele Sestrem, representante da ARM, e o senhor João Paulo Grael de Moraes, da Grael Corretora de Seguros, recebidos pelos diretores do Sindicato Sergio Domingues da Silva, Nilton Nicolazzi Filho, Ojair Domingues de Souza, Sergio Bandeira Diniz e Mauro Jacob Boeng, junto com o Dr. Diego Bernardo de Oliveira, assessor jurídico do Sindicato.
Foi feita uma breve explanação sobre a substituição do Plano de Saúde da Unimed pelo plano da ABET-Cassi. Alegaram que a troca não se deu somente pelo fator custo, mas, por terem encontrado um prestador que atende a demanda dos trabalhadores da ARM.
O presidente Sergio Domingues da Silva ressaltou o fato da ARM não ter discutido ou comunicado a troca do Plano e suas repercussões. Sequer houve o atendimento da liberação dos diretores do Sinttel-SC - que representam os trabalhadores na mesa de negociação - para tomarem conhecimento das tais alterações, disse o presidente do Sinttel-SC.
Causou espécie aos dirigentes do Sindicato o fato de que as mudanças do Plano já são objeto de estudo adiantado da ARM desde meados de 2011.
Importante registrar que o momento escolhido pela Empresa foi o pior possível, haja vista as negociações coletivas que vão se iniciar em breve e ali sim, seria o fórum ideal para se tratar o assunto.
Fato também estranho é que os recém chegados gestores do RH da Empresa parecem que resolveram se apresentar desta forma, dando as “boas vindas” à Categoria assim, anunciando de forma unilateral as alterações do Plano de Saúde, fato que atinge mais de 1.500, entre colaboradores e seus familiares.
A recomendável conversa e negociação que não aconteceu, discutiria e avaliaria, por exemplo, o caso de muitos companheiros que estão em tratamento em andamento via Unimed, com consultas marcadas, cirurgias e partos programados, podendo trazer graves riscos a saúde de tos dos envolvidos.
Lamentável saber que a saúde do trabalhador seja tratada apenas como uma questão financeira e contábil.
A reunião, que se mostrou inviabilizada tamanho foram os pontos de vista absolutamente divergente, foi abreviada, tendo o presidente Sergio solicitado aos representantes da empresa mediadora entre a ARM e o Plano de Saúde, que apresentassem a relação dos médicos, clinicas, hospitais, e laboratórios, em Santa Catarina, para que se possa, rapidamente, comparar os credenciados do novo Plano com os atuais da Unimed.
O Sinttel-SC aguarda o pronunciamento da ARM para dar continuidade às tratativas. Tão logo se tenha alguma definição o Sindicato irá informar através dos seus veículos de comunicação (boletins, Site e Blog).
O Sindicato entende que no caso dos Planos (atual e futuro) não sejam similares, irá buscar a garantir – seja em que fórum for necessário – para impedir qualquer tipo de precarização ou prejuízo aos trabalhadores.