quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

PISO MÍNIMO REGIONAL/ Trabalhadores e empresários definem correção

Neste dia 16, estiveram reunidos os representantes das centrais sindicais UGT – Força Sindical, Nova Central ,CUT, FETIESC e Federação dos Metalúrgicos de Santa Catarina, com as entidades patronais, para tratarem da correção dos valores dos pisos salariais para nosso Estado.
Durante as discussões, chegou-se a valores em mesa de negociação, que resultaram na definição de novos pisos que se aprovados na Assembléia Legislativa/SC, passarão a valer a partir de 1º de janeiro de 2012 .
Os reajustes médios negociados ficaram no patamar de 10,05%, sendo que para os trabalhadores em telecomunicações os valores a serem praticados serão de R$ 726,33.
Estaremos acompanhando a aprovação dos valores e desde já estamos mobilizados em busca da aplicação deste valor aos Acordos Coletivos a serem negociados.
Esperávamos mais. Entretanto, ressaltamos que conseguimos avançar um pouco mais para a consolidação dos Pisos de Salário Mínimo Estadual.
LUTA PELA MUDANÇA NA LEI DE CORREÇÃO/ Queremos correção automática!
Lembramos a todos que - pela Lei existente – anualmente devemos reunir os representantes dos trabalhadores, dos patrões e do Estado para definir os valores a serem aplicados ao Salário Mínimo Estadual.
Para podermos acertar definitivamente os critérios de aplicação automática de correção dos Pisos Salariais é necessária uma alteração na legislação. Para fazer esta mudança, precisamos da colaboração dos trabalhadores de nosso setor, no sentido de realizarmos uma ampla coleta de assinaturas num documento “abaixo-assinado” que está sendo elaborado em todo Estado. Nele, cada trabalhador deve colocar seu nome completo, número do Título de Eleitor e a respectiva assinatura. Assim, ele poderá ser encaminhado como Projeto de Lei de iniciativa popular para alterar a legislação vigente. Para tanto, necessitamos de no mínimo 50 mil assinaturas.
Sendo assim, conclamamos a todos os companheiros a participação desta campanha. É chegada a hora de todos participarem e se fazer presente neste mutirão de coleta de assinaturas nos “abaixo-assinados” que já estão em circulação.
Vamos deixar definitivamente assegurada a correção dos Pisos Regionais, com a mudança da Lei em vigor.
Em breve estaremos comunicando os locais, datas e horários desta coleta. Fique ligado!