terça-feira, 25 de maio de 2010

RM/NEGOCIAÇÃO DO ACORDO – Empresa quer piorar o que já é ruim! Não vão levar!

O Sinttel-SC e a Categoria esperaram pacientemente a chegada da Data-base. A direção do Sindicato, em reuniões permanentes com os trabalhadores e com os representantes da RM, buscou a solução de centenas de problemas decorrentes da transição e agravados de maneira absurda pela falta de estrutura e conhecimento da realidade por parte da nova Empresa contratada.
Ao longo dos últimos 70 dias são incontáveis os e-mails trocados com os gestores da RM, além de dezenas de telefonemas, em busca da solução das mais variadas dificuldades, desde a falta de pagamento de salários, falta de pagamento de tíquetes refeição, falta de fornecimento de vale-transporte, falta de plano de assistência médica, falta de pagamento de aluguéis de carro, falta de pagamento de despesas com hotéis em viagens a serviço, erro de pagamento de produção, sobreaviso e plantões, e outros tantos.
Neste processo, ficou claro para o Sinttel-SC a falta de poder e de autonomia dos gestores da RM no Estado, sempre submetidos a sua matriz no Nordeste.
Contudo, a direção do Sinttel-SC acreditou que após toda esta penosa etapa, a RM se dignaria a se estruturar, tratando, finalmente, seus empregados de maneira digna e respeitosa, pelo menos garantindo a contrapartida pelos serviços prestados, efetuando pagamento em dia, correto, fornecendo material , equipamentos e uniformes adequados, o que - infelizmente - até o momento não ocorreu.
Só o que se viu até agora foi uma reestruturação administrativa com a mudança de logística com o fechamento de postos de fornecimento de materiais, eliminando almoxarifados nas macro-áreas, enxugamento do RH, além de outros setores importantes, como o responsável pela frota de veículos que funcionava na antiga Empresa.
O resultado de toda esta mudança foi o acumulo de serviços, o desespero dos assinantes da Oi/Brasil Telecom, com a demora no atendimento e a queda da qualidade, a qual era orgulho dos trabalhadores em telecomunicações neste Estado.
Além de todo este quadro lamentável o Sinttel-SC ainda enfrenta o desaforo da Empresa, ao vermos que indivíduos das áreas gerenciais da RM tentam orientar com pressões e terrorismo a desfiliação do Sindicato de alguns companheiros da Categoria.
Este método, além de truculento e pré-histórico, só agrava as relações entre Sinttel-SC e RM, dificultando ainda mais as negociações de um novo Acordo.
Não é a primeira vez, nem será a última que o Sindicato vai enfrentar de forma firme uma negociação, superando este tipo de selvageria da Empresa, que se utiliza da desinformação e da ingenuidade de alguns colegas para tentar enfraquecer a organização dos trabalhadores.
O Sinttel-SC saberá responder esta provocação amadora e despreparada da Empresa.
Permanecer unido, mobilizado e bem informado é fundamental. É o que faremos!
SAIBE MAIS NO BOLETIM DO SINTTEL-SC 714