segunda-feira, 10 de maio de 2010

VIVO/ NEGOCIAÇÃO DO ACORDO: Espera-se melhor proposta

A direção do Sintte-SC esteve reunida com os representantes da Vivo neste último dia 6, em São Paulo, para tratar do Acordo Coletivo de Trabalho – ACT 2010/2011 das Lojas da Vivo.
Além de Santa Catarina também estiveram presentes nesta rodada de negociações os sindicalistas dos estados do Acre, São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Paraná e Bahia.
Inicialmente, os sindicatos conversaram entre si sobre os ACT’s e atuação em cada Estado, na tentativa de balizar os problemas pontuais antes do inicio da reunião.
Após isso, a Empresa fez um histórico sobre os últimos acontecimentos, as internalizações das lojas, segundo a qual, até o mês de junho próximo prosseguirá este processo, totalizando quase 100% de lojas próprias.
A Empresa ainda expôs o novo cenário nas lojas, informando o total de trabalhadores da Vivo, que é hoje de 7.693 mais 4.653 nas lojas.
Por fim, os representantes da Empresa apresentaram uma proposta para o novo Acordo:
- Reajuste salarial linear de 4%;
- Reajuste nos benefícios de 3,5%;
- Incluir VA para SP, PR e SC.

Os benefícios não serão extensivos aos gerentes de loja, que já receberam reajustes em novembro de 2009.
Depois de apresentada esta proposta pela Empresa os dirigentes sindicais reuniram-se separadamente. A posição unânime sua que pedirão um reajuste pelos índices do INPC cheio, mais 2% de ganho real. Como estes índices ainda não fecharam, a palavra agora está com a Empresa.
Os Sindicatos aguardam uma nova manifestação da Vivo para dar sequencia às rodadas de negociação do ACT.